ouroeste

Potencial Turístico

O município de Ouroeste tem potencial turístico diversificado e com características únicas. Ao realizar o inventário, pesquisa de demanda e visitas técnicas aos locais que já são considerados atrativos constatamos e comprovamos o potencial conforme os segmentos a baixo.

Geoturismo e Ecoturismo

Ouroeste é a última cidade do estado de São Paulo nesta região, fronteira com Iturama, cidade mineira. O rio Grande é o grande atrativo natural que neste ponto está em sua melhor forma. No local onde no passado existiu a maior queda d’água, a Cachoeira dos Índios, o Governador do Estado, Adhemar de Barros escolheu para construir um cassino com vista privilegiada para a cachoeira, hoje barragem da usina. As formações geológicas do basalto originário de lava vulcânica, a calha do rio, as ilhas que se formam neste local, as corredeiras, cachoeiras, o Morro do Arara, os sítios arqueológicos, a pesca, proporcionam um conjunto em potencial para colocar o município como importante destino turístico.

Conhecida como cidade das cachoeiras

Em Ouroeste podem ser encontradas três quedas d´’agua de tamanha beleza. A Cachoeira da Jandaia deságua no reservatório da usina proporcionando um encontro singular com esta maravilha da engenharia. Já a Cachoeira do Veloso possui um complexo de quedas de vários tamanhos criando um cenário natural exclusivo em um raio de aproximadamente 200 km.

Turismo de pesca

O município fica às margens do farto Rio Grande, o que favorece a pesca nas margens ou embarcado. Adeptos dessa prática elegem este ponto do Rio Grande como um dos melhores para pesca em correnteza, possibilitando mais emoção ao fisgar um peixe.

Turismo de Estudos, Intercâmbio e Turismo Cultural

Após identificada a existência arqueológica no município, foram catalogados 25 sítios arqueológicos. A pesquisa e escavação por pesquisadores do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) e MAE/USP (Museu Arqueológico e Etnológico da Universidade de São Paulo, deu origem ao Museu Água Vermelha, local onde estão guardados e dispostos para visitação os artefatos, pesquisa que documenta a escavação e todo o processo de salvamento das ossadas e material cerâmico milenar das populações que habitaram as margens do Rio Grande. O município através do Museu Arqueológico Água Vermelha mantém parceria com instituições de ensino como USP, universidades regionais, pesquisadores e escolas que levavam seus alunos para se aventurar pela história das civilizações paulistas.

Turismo de Aventura

O visitante pode se aventurar pelas trilhas na mata que dão acesso aos sítios arqueológicos. Ao passar por formações rochosas poderá entender a geologia e a relação da ocupação do espaço pelas primeiras populações que ocuparam esta parte do Rio Grande. Estuda-se a possibilidade da construção de uma tirolesa, estações de arborismo e prática de esportes radicais como rapel e canoagem.

Turismo Rural

Pertence ao ter´ritório municipal o povoado de Arabá. Localizado a aproximadamente 18 km do Município de Ouroeste tem um acesso privilegiado a Ponte Ferroviária, ao Pantaninho (área alagada com paisagem semelhante ao Pantanal), ao Rio Grande e às corredeiras do Ribeirão Santa Rita. O caminho até o povoado leva ainda a estradas rurais e fazendas cuja atividade principal é a citricultura. Outro local que apresenta potencial de turismo rural é a Comunidade do Formoso. Lá acontece a maior Festa de Reis da região. São dois dias de festa que atrai um público de 2 mil pessoas. São oferecidas comidas típicas, apresentações musicais típica com a Companhias de Reis em uma estrutura para recepcionar os visitantes da cidade e região.

O MELHOR EM TURISMO DE AVENTURA

São várias opções de atividades no ar, na terra e na água para gastar energia.

VISITE-NOS

Porque Ouroeste

Os atrativos naturais, o relevo e a fauna e flora local proporcionam ao visitante o contato com a história de civilizações milenares que ocuparam a margem do Rio Grande. Trilhas, cachoeiras e muita aventura esperam por você.

Estrutura completa

Hotéis e pousadas esperam por você com charmosas e confortáveis acomodações.

Muita água fresca

Destaque regional pela concentração de cachoeiras.

Turismo de Aventura

Considerada a capital da arqueologia por possuir em seu território 25 sítios.

Boa gastronomia

Diversificada oferta de serviços de alimentação nos quiosques existentes.